Visita guiada à Mina Du Veloso – Contribuições dos saberes africanos para a construção da cidade

Ouro Preto é considerada umas das principais rotas para quem deseja explorar a cultura negra no país. No auge do ciclo do ouro, a cidade abrigou inúmeros escravizados, que foram os responsáveis pela construção dos casarões antigos e das igrejas que tornaram a cidade um patrimônio cultural da humanidade. O passeio pela Mina Du Veloso, uma tradicional mina de ouro do século XVIII, mostra ao longo de todo o trajeto marcas dos trabalhos feitos pelos mineradores escravizados na época. O objetivo é mostrar a história silenciada desses africanos mineradores, ressignificando, interpretando e preservando as antigas estruturas da mineração aurífera setecentista localizadas em Ouro Preto/MG como patrimônio afro-brasileiro, utilizando a história afrocentrada para apresentar esse patrimônio aos visitantes.

Inscrições por meio do formulário:

Luiz Cláudio Alves Viana

Doutorando e Mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da Universidade Federal de Minas Gerais (desde 2021); Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (desde 2018); Membro representante da Força Associativa dos Moradores de Ouro Preto – FAMOP no Conselho Municipal de Turismo de Ouro Preto – COMTUR gestão (2021 – 2023); Membro do Grupo de Pesquisa Os (des) usos sociais da cultura e as práticas de hospitalidade dentre o turismo e a comunidade local e do projeto de pesquisa Turismo Cultural, Patrimônio e relações de hospitalidade em Ouro Preto (MG). Experiência em pesquisa de oferta e demanda turística, inventariado de atrativos turísticos, agenciamento e elaboração de roteiros turísticos e monitoramento Interno de atrativo turístico. Publicações sobre Patrimônio Cultural, Turismo Cultural e Turismo Étnico Afro.

Luiz Viana